Com o fim dos dias mais frios, a pele começa a pedir atenção. A descamação e o ressecamento provocado pelo inverno precisam ser tratados antes que o sol instale-se de vez no céu, prejudicando sua aparência. Dermatites atópicas, alergias e rugas de expressão, além do ressecamento, são muito comuns no inverno , afirma a fisioterapeuta dermato-funcional, Izabela Teixeira Dias.
A ventania, a água quente e a preguiça são, em geral, as grandes culpadas pelos problemas. Mas não precisa se desesperar: ainda há tempo de sobra para exibir na praia uma pele de porcelana, siga as dicas da especialista e prepare-se para encarar a renovação.


 
Maquiagem

No inverno, as mulheres têm mais preguiça de tirar a maquiagem. Como elas não transpiram durante o dia, acham que a pele esta limpa. A água gelada também desanima, causando o acúmulo de impurezas. Para remover as impurezas, marque uma limpeza de pele na esteticista e, se for o caso, agende um peeling.
Ainda há tempo de fazer o  tratamento sem se preocupar com as manchas de sol.

Alimentação da pesada

No inverno, a alimentação passa a ser mais gordurosa e quente, o que leva a um aumento da oleosidade e da acne nas peles mais propensas. Então, aproveite para acrescentar muitas verduras e legumes no prato, eles fornecem vitaminas que dão mais brilho à pele.

Banho escaldante

A água quente remove a proteção da pele (manto hidrolipídico), deixando-a mais propensa a irritações, descamação, ressecamento e envelhecimento precoce. Por isso, não descuide da hidratação mesmo com o fim do tempo frio.

Fase pós-laser

O laser, bastante procurado no inverno, acaba por agredir a pele deixando-a mais sensível e reativa. Como no inverno a pele perde a camada de proteção (manto hidrolipídico), a combinação do laser e inverno deve-se ter cuidado redobrado para evitar possíveis complicações na pele, como as manchas e mais ressecamento

Ressecamento

Nem pense em ignorar o sintoma. Se não for revertido, ele traz riscos como envelhecimento precoce (rugas finas) e diminuição da elasticidade da pele. Com a diminuição da temperatura, os banhos acabam por ser mais quentes, causando a perda da barreira de proteção da pele (manto hidrolipídico) levando a um ressecamento severo e, com isso, o aparecimento das rugas e diminuição da elasticidade.

Preparada para o sol

Sessões de esfoliação, acompanhadas de uma boa hidratação com produtos contendo anti-radicais livres (como os polifenóis da uva e do vinho) e ativos firmadores ajudam a pele a se recompor, ficando pronta para receber o sol de verão. Lembrando ainda que uma boa hidratação depende também da ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Rachaduras nos pés

No inverno, a umidade do ar diminui, causando o ressecamento da pele, inclusive dos pés. A hidratação é fundamental, mas também é necessário usar sapatos fechados e um bom hidratante, específico para a região dos pés.
As rachaduras acabam por ser locais propensos a proliferação de bactérias e fungos, por isso é importante tratá-las com cuidado e, se necessário,conte com a ajuda de um podólogo.                                      

Cremes

Eles não podem faltar no seu nécessaire. E a fórmula pode ser a mesma, independente da estação, o que vale mesmo é ficar atenta ao seu tipo de pele. Normalmente, no inverno, mesmo a pele oleosa apresenta ressecamento, sendo indicados produtos em base de creme.

Proteção solar

Agora, eles são mais do que necessários: só saia de casa após aplica ruma camada de bloqueador com proteção 30, no mínimo. Os filtros protegem sua pele contra flacidez, ressecamento e rugas de expressão.


Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/3433-Recupere-a-pele-dos-estragos-provocados-pelo-inverno.htm?utm_source=news_mv_blz&utm_medium=10_06_01&utm_campaign=cuidado_inverno


Devido à menor incidência dos raios solares, a temporada fria é o período ideal para a realização de tratamentos estéticos para a pele.
Com o clima mais frio os pacientes diminuem a exposição ao sol, permitindo melhores resultados para os tratamentos e reduzindo os riscos de manchas ou outros efeitos indesejados. As técnicas mais procuradas são aquelas que renovam a pele e eliminam definitivamente os pêlos indesejáveis.
Atualmente, luzes como LEDs e LASERS são correntes nos consultórios médicos e ajudam em muito na melhora de quadros de rejuvenescimento, pois estimulam a produção de colágeno e a hidratação da pele.
Os peelings ainda são a melhor técnica para a eliminação das manchas, principalmente os considerados leves (superficiais), que são feitos em algumas sessões de periodicidade semanal ou quinzenal, pois não atrapalham o dia-a-dia dos pacientes.

Já os pêlos podem ser eliminados com a depilação a laser, que deve ser realizada mensalmente ou a cada 45 dias. Uma vez começado o tratamento a redução de pêlos é gradativa e deverá ocorrer totalmente ao final de cinco a 12 sessões.





Contudo, sempre se deve levar em conta a palavra de um especialista na hora de escolher o melhor tratamento. De fato existem muitas técnicas que melhoram a qualidade da pele, cabe ao médico e paciente planejar qual o melhor tratamento para solucionar os principais problemas.



Fonte: www.minhavida.com.br/conteudo/3059-Inverno-e-aliado-dos-tratamentos-esteticos.htm