A principal propriedade é do chocolate no seu uso cosmético é a alta capacidade de hidratação. O extrato vegetal do cacau, composto por ácidos graxos, evita o ressecamento da pele e a perda de água, ao formar uma barreira protetora natural. Daí a indicação dos produtos e tratamentos para peles secas e ressecadas. Além das propriedades hidratantes, os produtos são considerados relaxantes e sensuais, pois têm também outro grande atrativo: o aroma.

O olfato está diretamente ligado à região no cérebro que controla o nosso humor, as emoções e a memória, explica o terapeuta holístico, Armando Falconi. Um simples cheiro pode nos trazer à lembrança emoções diversas. Estudos provam que, no caso do chocolate, as lembranças que nos vem a memória são quase sempre familiares e prazerosas. "As propriedades aromoterápicas e cromoterápicas do chocolates estão relacionados a sua cor e ao seu aroma que nos remetem a memórias ancestrais positivas, emoções adormecidas".

Conhecido também como afrodisíaco, o chocolate deu origem a fragrâncias sofisticadas e provocativas. "São fragrâncias sensuais, para serem usadas à noite e devem ser evitados num clima muito quente".

De cosméticos com extrato de cacau aos tratamentos estéticos sofisticados em clínica especializadas, que usam o próprio chocolate para banhos e máscaras, tem para todos os gostos e bolsos.



Grandes marcas de cosméticos criaram linhas completas à base de chocolate: sabonetes, óleos de banho, cremes hidratantes, shampo. Inovadores, alguns assumem formas que se confundem com o próprio alimento.







Fonte: http://www.acessa.com/mulher/arquivo/beleza/2004/03/25-chocolate/